Quarta, 25 de Novembro de 2020
img

Horário de verão 2020 / 2021

01:50:42

O horário de verão é uma pratica adotada por vários países no mundo que tem o objetivo de aproveitar a luz solar por mais tempo.

Os países que adotam essa pratica geralmente adiantam o relógio em uma hora, mas há casos de alterações diferente como meia-hora, ou ao invés de adiantar a hora é atrasada.

Um exemplo de mudança de horário que foge do comum que é adiantar o horário em uma hora, foi a alteração imposta pelo então presidente da Venezuela Hugo Chaves, que em 2007 atrasou em meia hora o fuso horário para que as crianças fossem para a escola já com a luz do sol. Em 2016 o fuso horário voltou a ser UTC-4 devido a necessidade de economizar energia.

Uma outra forma de praticar o horário de verão é coloca-lo em ratica o ano todo como por exemplo o Chile que em 2015 tornou alterou o fuso horário de UTC-4 para o -3 de forma permanente. O Chile que tinha diferença de uma hora a menos em relação a Brasília, agora tem o mesmo horário, exceto quando o Brasil está no horário de verão.

O principal objetivo do para usar o horário de verão é economizar energia elétrica, no Brasil essa economia costuma ser de aproximadamente 5%.

Mas o horário de verão também tem seus malefícios como por exemplo o impacto na saúde das pessoas. Com o novo horário é normal que as pessoas passem a dormir e acordam uma hora antes e isso por causas sonolência durante o dia e insônia à noite, isso até o corpo se acostumar com o novo horário, o que pode demorar até duas semanas.

Horário de verão no mundo

Geralmente o horário de verão é usado por alguns meses entre a primavera e o verão, que no hemisfério sul acontecem aproximadamente entre Outubro e Fevereiro e no hemisfério Norte a mudança de horário é ente Abril e Outubro.

Conforme matéria do Wikipedia sobre o horário de verão, os países abaixam utilizam esse novo horário.

  • África: Marrocos e Namíbia.

  • América Central: Cuba, Haiti e Bahamas.

  • América do Sul: Paraguai, Chile, e parte do Brasil.

  • América do Norte: Grande parte do Canadá, dos Estados Unidos, e do México.

    • Nos Estados Unidos e no Canadá, a medida se consolida no chamado “Daylight Saving Time”, que começa no segundo domingo de março, e dura até o primeiro domingo de novembro. Mas assim como nas demais regras e regulamentos, os estados estadunidenses e as províncias e territórios canadenses têm certa autonomia para definirem as regras do horário de verão.

    • No México, a medida também é adotada anualmente, no período de Abril a Outubro, exceto nos estados de Sonora e Quintana Roo.

  • Europa: União Européia e Leste Europeu.

    • Na União Europeia, o horário de verão inicia-se à 01:00 (01 AM) da Hora Universal (“Greenwich Mean Time”), no último domingo de março, e finalizando-se no último de outubro.

  • Oriente Médio: Irã, Síria, Jordânia, Líbano, Israel e Palestina.

  • Oceania: Nova Zelândia, parte da Austrália, Fíji, Samoa e Tonga.

Horário de verão no Brasil

O horário de verão, inicialmente com abrangência nacional, foi diminuindo de estados participantes até chegar na atual configuração, onde participam os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A hora certa nas regiões atingidas pela alteração do horário de verão passa a ser uma hora a mais em relação ao horário normal. Os estados participantes devem adiantar seus relógios em uma hora.

Desde o ano de 2008, o início do horário de verão é no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este final acontece junto com o Carnaval, nestes casos o fim do horário de verão é prorrogado em uma semana.