Sábado, 18 de Setembro de 2021
img

Fuso Horário

O fuso horário que utilizamos hoje leva em consideração a rotação da terra que possui 360 graus e a cada 15 graus é alterado o relógio em uma hora. Para definição dos horários foram criadas 24 faixas verticais tendo como ponto inicial o meridiano que passa por passa por Greenwich na Inglaterra. A cada 15 graus a oeste o relógio é atrasado em uma hora e para leste é aumentado.

A divisão dos fusos horários em terra não é realizada extamente a cada 15 graus, pois é levado em consideração o relevo e divisões políticas de cada região. Abaixo podemos ver uma mapa dos quatro fusos horários que existem no Brasil e a divisão levando em consideração os limites dos estados, exceto no estado do Amazonas que tem uma pequena região com uma hora a menos que na maior parte do estado.

Fusos horários brasileiro

Abaixo os quatro fusos horários do Brasil dividio em cores:

UTC −2: Circulo a direita da imagem do mapa do Brasil.

UTC −3 Estados com cores verde.

UTC −4:Estados com cores laranja.

UTC −5: Região de cor vermelha

fusos horários

Fuso horário no Brasil

Atualmente o Brasil possui quatro fusos horários diferentes, sendo eles todos negativos em relação ao marco zero que é o meridiano de Greenwich.

Em 24 de abril de 2008, quando a Lei Federal nº 11.6622 entrou em vigor, o Brasil passou a ter apenas 3 fusos horários, sendo o UTF-5 que abrange o estado do Acre e alguns municípios do Amazonas, extinto. Em 30 de outubro de 2013, o Brasil voltou a ter quatro fusos horários.

O UTC −3 é considerado a hora oficial do Brasil por ser o horário de Brasília, capital do país.

Abaixo os fusos horários do Brasil:

UTC −2: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. Sendo todos arquipélagos localizados no oceano Atlântico

UTC −3 (horário de Brasília): regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além dos estados de Goiás, Tocantins, Pará, Amapá e o Distrito Federal.

UTC −4: estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e grande parte do estado do Amazonas.

UTC −5: estado do Acre, e treze municípios no oeste do estado do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).

Fuso horário no mundo

Apesas de ter uma extensão territorial muito grande, que abrange vários meridianos, a Antantida possui um único fuso horário que é o UTC+0, porem é comum que dentro das bases instaladas nesse continente seja utilizado o horário oficial do pais sede daquela base.

Apesar de os fusos horarios terem sidos elaborados para alterações de uma em uma hora, existem alguma de meia hora e também de 45 minutos.

Fusos marítimos

Embarcações e alto mar em águas que não pertençam a um país definem a hora levando em consideração as 24 faixas de 15 graus criadas para definição do fuso horário sem necessidade de desvios por não haver obstáculos.

Fuso horário de 30 minutos

  • GMT + 3.1/2 - Irã
  • GMT + 4.1/2 - Afeganistão
  • GMT + 5.1/2 - Índia
  • GMT + 6.1/2 - Myanmar
  • GMT + 8.1/2 - Coreia do Norte
  • GMT + 9.1/2 - Território do Norte - Austrália
  • GMT + 10.1/2 - Austrália Meridional - Austrália
  • GMT + 11.1/2 - Ilha Norfolk
  • GMT - 3.1/2 - St. John's - Canadá
  • GMT - 9.1/2 - Arquipélago das Marquesas na Polinésia Francesa

Fuso horário de 45 minutos

  • GMT + 5.3/4- Nepal
  • GMT + 8.3/4 - Caiguna e Eucla na Austrália Ocidental, Austrália
  • GMT + 12.3/4 - Ilhas Chatham - Nova Zelândia