Hora certa TO

02:48:47

Acerte seu relógio para o Horário de Tocantins. O estado de Tocantins pertence ao UTC -3


Tocantins

Antes de se tornar um estado independente, Tocantins era parte do estado de Goiás. A luta pela emancipação e criação do novo estado ganhou força a partir da década de 1980, com a mobilização de políticos e movimentos sociais. Em 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal do Brasil oficializou a criação de Tocantins, que foi instalado como um estado da federação no dia 1º de janeiro de 1989. A cidade de Palmas foi escolhida como a capital do novo estado.

A economia de Tocantins, predominantemente agrícola, se baseia na produção de soja, milho, algodão e pecuária. Além disso, a região possui potencial turístico graças a suas belezas naturais, como o Jalapão, com suas dunas, cachoeiras e rios de águas cristalinas.

Fuso Horário

O fuso horário de Tocantins é um aspecto peculiar e tem suas raízes nas questões geográficas e econômicas do estado. Tocantins adotou o fuso horário UTC-3, que é uma hora a menos em relação ao Horário de Brasília (UTC-2) seguido pela maioria dos estados brasileiros.

Essa diferença de fuso horário foi estabelecida para melhorar a sincronização das atividades econômicas do estado com os mercados internacionais. Dado que grande parte das exportações de produtos agrícolas ocorre nos portos do Norte, que seguem o fuso horário UTC-3, adotar o mesmo fuso horário proporciona maior alinhamento comercial e logístico.

Horário de verão de Tocantins

O estado de Tocantins não tem tinha horário de verão, que consiste em adiantar os relógios em uma hora no período entre o terceiro domingo de outubro e terceiro domingo de fevereiro, exceto se coincidir com o carnaval.

O horário de verão deixou de existir no Brasil no ano de 2019, com a publicação do decreto 9.772/19.