Em terça-feira, 5 de dezembro de 2000 a Lua estava em lua gibosa crescente, com 72% do disco iluminado e 9,6 dias de idade desde a última lua nova. Mais da metade do disco está iluminada e a Lua aparece ainda de tarde. Ela fica visível quase a noite toda, até a madrugada.
Dados da Lua nessa data
| Fase | 🌔 Lua gibosa crescente |
|---|---|
| Iluminação | 72% |
| Idade da Lua | 9,6 dias |
| Dia da semana | Terça-feira |
| Última lua nova | 25 de novembro de 2000 às 21:12 |
| Próxima lua cheia | 11 de dezembro de 2000 às 07:03 (em 5,8 dias) |
| Próxima lua nova | 25 de dezembro de 2000 às 15:22 (em 20,1 dias) |
A Lua nos dias vizinhos
Compare a fase e a iluminação nos três dias antes e depois. Clique em um dia para abrir a página dele.
← 4 de dezembro de 2000 6 de dezembro de 2000 →
Sobre a lua gibosa crescente
Mais da metade do disco está iluminada e a Lua aparece ainda de tarde. Ela fica visível quase a noite toda, até a madrugada. O nome da fase vem da posição da Lua em seu ciclo de 29,53 dias: em 5 de dezembro de 2000 ela havia completado 32% do ciclo iniciado com a lua nova de 25 de novembro de 2000.
Procura outra data, como um aniversário? Use a ferramenta Lua no dia em que nasci, veja a página da fase da Lua hoje, com o calendário lunar, ou descubra o dia da semana de 5 de dezembro de 2000. Para os horários do sol, consulte nascer e pôr do sol.