horario de Brasilia - hora certa Horário de Brasília - hora certa oficial do Brasil

Fuso Horário

O fuso horário que utilizamos hoje leva em consideração a rotação da terra que possui 360 graus e a cada 15 graus é alterado o relógio em uma hora. Para definição dos horários foram criadas 24 faixas verticais tendo como ponto inicial o meridiano que passa por passa por Greenwich na Inglaterra. A cada 15 graus a oeste o relógio é atrasado em uma hora e para leste é aumentado.

A divisão dos fusos horários em terra não é realizada extamente a cada 15 graus, pois é levado em consideração o relevo e divisões políticas de cada região. Abaixo podemos ver uma mapa dos quatro fusos horários que existem no Brasil e a divisão levando em consideração os limites dos estados, exceto no estado do Amazonas que tem uma pequena região com uma hora a menos que na maior parte do estado.

Fusos horários brasileiro

Abaixo os quatro fusos horários do Brasil dividio em cores:

UTC −2: Circulo a direita da imagem do mapa do Brasil.

UTC −3 Estados com cores verde.

UTC −4:Estados com cores laranja.

UTC −5: Região de cor vermelha

fusos horários

Fuso horário no Brasil

Atualmente o Brasil possui quatro fusos horários diferentes, sendo eles todos negativos em relação ao marco zero que é o meridiano de Greenwich.

Em 24 de abril de 2008, quando a Lei Federal nº 11.6622 entrou em vigor, o Brasil passou a ter apenas 3 fusos horários, sendo o UTF-5 que abrange o estado do Acre e alguns municípios do Amazonas, extinto. Em 30 de outubro de 2013, o Brasil voltou a ter quatro fusos horários.

O UTC −3 é considerado a hora oficial do Brasil por ser o horário de Brasília, capital do país.

Abaixo os fusos horários do Brasil:

UTC −2: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. Sendo todos arquipélagos localizados no oceano Atlântico

UTC −3 (horário de Brasília): regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além dos estados de Goiás, Tocantins, Pará, Amapá e o Distrito Federal.

UTC −4: estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e grande parte do estado do Amazonas.

UTC −5: estado do Acre, e treze municípios no oeste do estado do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).

Fuso horário no mundo

Apesas de ter uma extensão territorial muito grande, que abrange vários meridianos, a Antantida possui um único fuso horário que é o UTC+0, porem é comum que dentro das bases instaladas nesse continente seja utilizado o horário oficial do pais sede daquela base.

Apesar de os fusos horarios terem sidos elaborados para alterações de uma em uma hora, existem alguma de meia hora e também de 45 minutos.

Fusos marítimos

Embarcações e alto mar em águas que não pertençam a um país definem a hora levando em consideração as 24 faixas de 15 graus criadas para definição do fuso horário sem necessidade de desvios por não haver obstáculos.

Fuso horário de 30 minutos

Fuso horário de 45 minutos